quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eterno entardecer




Ele iluminava tudo ao redor.
Raios mornos atravessavam o pára-brisa, enquanto em despedida o sol descia lento, cada vez mais na periferia do horizonte.
A estrada era de terra, seguindo em frente o carro deixava para trás poeira flutuando em rastro pelo ar.
Ar quase virgem, bruto e puro de interior.

Em volta longas plantações, e densas matas que surgiam nas extensões.
Não havia prédios, movimentos, barulhos, pessoas, e nem o desespero ansioso do dia-a-dia.
De brusco havia apenas o sacolejo do automóvel que, desajeitado, pulava sobre buracos e pedras, indo sem rumo, sem obrigações ,sem anseios, nem destino certo. Trilhando apenas sobre a terra fértil, um caminho sereno contra o sol.

Ao tocar os pés no chão vermelho rubro, uma onda de calmaria me envolveu. Foi como se toda aquela luz em volta, como se todo azul do céu se abrisse em mim, assim como uma mãe abre os braços para acolher um filho seu.
Lembrando agora, mesmo estando tão distante daquele lugar, se fecho os olhos, ainda sinto o calor acolhedor do fim de tarde me invadir da cabeça aos pés.
As sensações ficaram enraizadas na memória, e ao revivê-las é como estar lá novamente, de frente pra toda aquela imensidão, sentindo toda aquela luz entrar.
Então eu avanço contra a plantação, corro impulsionada por uma vontade íntima de fugir e me libertar.
Sem receios, me lanço adentro de um caminho desconhecido, talvez imprevisível, e ainda assim, não havia ali, perigos reais ou imaginários que naquele momento pudessem me segurar.

Abruptamente eu freio, observo ao redor, não há mais limites.
Eu estava só, mas não estava vazia.
Tudo ao redor transpirava vida.
Agacho-me, sumindo entre as plantas de soja, e ali, eu senti que não era nada mais importante do que aquelas simples plantas.
Eu as observei de tão perto, que quase as senti fazendo parte de mim.
Era como se elas sussurrassem algo ao meu ouvido, não eram palavras, nem tinha lógica; era uma canção constante, igualmente simples e autêntica. E aquilo me fazia sentir tão grata e feliz...E conflitos não existiam ali...

Mas eu voltei.

Eu tive que dizer adeus, tive que aceitar tudo aquilo apenas como um momento tão breve quanto aquele pôr-do-sol. Belo e pleno, mas que em seus últimos raios alaranjados, teve enfim que se esconder por sob os morros frios e distantes.
Por que eu tive que ir embora?

Mais do que tudo eu quis viver ali, eu quis acordar e dormir todos os dias com aquela sensação, agito e tédio não tinham lugar naquele equilíbrio.

Mas eu tive que voltar!

Antes de partir, ao contemplar as cores do entardecer, desejei profundamente que tudo aquilo partisse junto comigo, que eu pudesse levar tudo dentro do meu coração.


Ás vezes em meio ao tumulto das rotinas, eu fecho os olhos e visito minha plantação.
Imagino o mesmo sol se pondo e levando consigo toda essa minha ansiedade.
Nessas horas percebo que o paraíso está dentro de mim e não são quilômetros que cobrem a distância entre nós. Eu mesma me distancio, constantemente esqueço daquilo que justamente me faz tão bem.

Acho que nós todos nos esquecemos...

Ainda assim, espero lembrar-me de visitá-la tantas e tantas vezes, correr livre entre as plantas e sentir suas inaudíveis canções.

E o dia em que eu tiver que partir, juro, quero que seja nesse mesmo lugar;
de braços abertos, a sentir o calor do sol me levar;
para sempre além...

4 comentários:

  1. poxa, bem legal mesmo. Um dos poucos textos bons que vi hoje na comu! Parábens!

    Fotografias, Ensaios, Mande a sua foto!
    http://patoemfoco.org - Confira!
    Envie sua foto no DIa do Fotoleitor.
    :~

    ResponderExcluir
  2. "De brusco havia apenas o sacolejo do automóvel que, desajeitado, pulava sobre buracos e pedras, indo sem rumo, sem obrigações ,sem anseios, nem destino certo. Trilhando apenas sobre a terra fértil, um caminho sereno contra o sol".

    que sensação linda. foste abençoada

    ResponderExcluir
  3. Oiê flor!
    que lindo teu texto!
    as vezes faço algo parecido com oq u texto fala.. fecho os olhos e logo sinto novamente o momento que ja passou mais que tem importancia tremenda!
    me tocou verdadeiramente esse texto!

    adorei teu blog!
    toh seguindo ;*

    Deus te abençoe!

    http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/

    ResponderExcluir